A escolha da cor que se deve usar para não errar nos projetos de arquitetura, design e decoração a cada novo ano vem sendo facilitada por conceituadas empresas que atuam no mercado. Anualmente, elas sugerem um tom específico para ser utilizado. Em 2024, há uma gama de tonalidades apontadas por cada uma delas e, que com certeza, será amplamente aplicada.
A Pantone, que tem a definição da cor do ano sempre muito aguardada traz como aposta o Peach Fuzz, que é um tom de pêssego, suavemente domiciliado entre o rosa e o laranja, e que segundo a diretora executiva da Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, reflete o desejo inato por proximidade e conexão. “Escolhemos uma cor radiante que expressa calorosamente a elegância e a modernidade. Uma cor que ressoa com gentileza compassiva oferecendo um abraço, faz a conexão sem esforço entre o que é jovial com o que é atemporal”, diz.
É uma tonalidade que traz suavidade, conforto, cria um ambiente de boas-vindas e pode ser utilizada em diversos ambientes da casa, seja na pintura de parede, seja nos móveis, como sofás, poltronas, mesa de centro; e em almofadas, cortinas, tapetes, entre outros objetos de decoração.
Já a Suvinil, optou por um tom azul claro, chamado Conforto. A tonalidade do ano 2024 vem acompanhada por outras 29 cores divididas em cinco paletas que refletem a busca pelo equilíbrio, constância, conexão e criatividade. Essas cores se dividem entre as paletas Silêncio, Terra, Cura, Tempo e Infinito.
O consultor de cores e diretor criativo da Suvinil, Michell Lott, disse que: “o fato de ser uma cor mais fria, clara e levemente acinzentada, cria um contraponto com os terrosos e amadeirados quentes que estão em alta nos últimos tempos, gerando, assim, o equilíbrio cromático perfeito”, ressalta.
A Sherwin-Williams também definiu o azul como cor do ano. A empresa traz como aposta a Confins do Céu, uma tonalidade leve e serena de azul que evoca a sensação constante de paz encontrada ao desacelerar, respirar fundo e clarear a mente.
Para Patrícia Fecci, especialista em cores e gerente de Marketing da Sherwin-Williams, o tom escolhido traz a energia despreocupada, que evoca uma sensação de satisfação e de paz. “Com essa cor, convidamos nossos consumidores a fazer uma pausa e imprimir um novo senso de conforto e possibilidade em seus espaços”, afirma.
Quem também elegeu a cor de 2024 foi a Eucatex. A tonalidade é a Obra de Arte 2857E, que traz notas de amarelo, rosa, marrom e acinzentados, numa combinação complexa, que possui a adaptabilidade própria dos tons neutros, sem perder a sofisticação. É uma cor que desperta naturalmente calma, relaxamento e segurança com abertura para o novo. O tom escolhido possui quatro tendências: Alegria de viver, Na medida certa, Contemplação aquática e Odisséia.
Conforme Patrícia Sant’Anna, CVO (Chief Visionary Officer) da Tendere, empresa que assinou e coordenou o estudo, Obra de Arte não é uma cor com uma intensidade muito vibrante, mas é bastante sofisticada.
E não poderia faltar a cor do ano 2024 eleita pela Coral, que traz como tema “Meu lugar no mundo”. A tonalidade destaque é a cor Lugar de Afeto. Com base nela foram criadas três paletas de cores fáceis de usar: Pertencimento, Contentamento e Paz Interior. Cada nuance tem uma maneira diferente de criar um ambiente para que a pessoa se sinta completamente em casa.
Delicada e otimista a cor Lugar de Afeto é inspirada na suavidade das penas e das nuvens do fim de tarde. Além de ser quente e prática, também é uma cor-base ideal para combinar com muitos outros tons. Sutil e sofisticada, a tonalidade assume diferentes gradações dependendo da luz, promovendo as sensações de aconchego e suavidade a espaços iluminados pelo sol. Além disso, a depender da composição, as paletas de cores da Coral podem transformar um ambiente turbulento em um local muito tranquilo.
Legendas:
Foto 01 (destaque) – A Peach Fuzz, cor do ano 2024 da Pantone, é um tom profundo de pêssego que evoca sentimentos de ternura e transmite mensagens de carinho, compartilhamento, comunidade e colaboração
Foto 02 – A integração da Peach Fuzz no mobiliário é uma estratégia poderosa para adicionar um toque contemporâneo e acolhedor aos espaços
Foto 03 – A cor de 2024 da Pantone também é tendência na moda
Foto 04 – ‘Conforto’, eleita a cor do ano pela Suvinil, é um azul claro acinzentado que, segundo o estudo, oferece um descanso para a mente de uma sociedade saturada pelo avanço da tecnologia
Foto 05 – Lugar de Afeto da Coral é um neutro rosado, discreto e elegante, que foi inspirado pela leveza das penas e delicadeza das nuvens
Foto 06 – Trazer leveza e plenitude aos espaços onde novas ideias podem surgir é a aposta da cor Confins do Céu da Sherwin-Williams
Foto 07 – Entender o contemporâneo para desdobrar futuros, que são múltiplos, e então identificar aqueles que melhor funcionam para a realidade brasileira e dos clientes da Tintas Eucatex, foi o ponto de partida que resultou na escolha da cor do ano, Obra de Arte