O olho da rua vê, na elegante Avenida Brasil, formada por concretos e de conceito brutalista, um espaço dedicado à cerâmica. Não só é o maior palco cerâmico de São Paulo, como também respira arte em cada um dos milhares de tijolinhos à vista – que agora estão à mostra, na casa construída por volta da década de 40 e ressignificada para a atualidade. Anexo à Casa Brasil, o Espaço B é o novo local que surge no coração de uma das cidades mais envolventes do mundo.
Assinado pelo escritório de arquitetura FGMF, o projeto é rico em detalhes e cada um deles conta sua própria história. O painel de brise, por exemplo, é a porta de entrada que dá boas-vindas com seu conceito contemporâneo e modular. As largas aberturas das paredes reverenciam o sol e convidam a luz a entrar e realizar seu espetáculo em meio à superfície de revestimentos. Os tijolinhos à vista resgatam a memória de um passado recente.
No desenvolvimento do Espaço B, o escritório FGMF se propôs a fugir do óbvio. A ideia foi criar um centro de exposições onde a arquitetura, a arte e o design são protagonistas. O complexo que abriga as marcas Eliane, Decortiles, Elizabeth e Eliane Floor tem aproximadamente 2000m² para além de chão e paredes, e foi orquestrado de forma única – uma verdadeira declaração às expressões artísticas e às muitas possibilidades de criação.
“Esse foi um projeto bastante disruptivo. A gente conseguiu criar um espaço que fizesse sentido para a arquitetura atual e que de certa forma homenageasse a casa da década de 40 e todas as suas alterações feitas ao longo do tempo. Pensamos em um lugar flexível, ligado ao jardim e à Casa Brasil. Foi um grande desafio e um prazer fazer o Espaço B”, afirma Fernando Forte, arquiteto e sócio do escritório FGMF.
Em um contexto mais autêntico, o Espaço B também é um local destinado a uma arquitetura genuína e autoral. É a melodia de ideias marcantes e ousadas, no qual cocriadores convidados trazem suas versões para os revestimentos – com a bagagem que cada um tem, criando experiências que não se limitam às peças e aos ambientes em exposição, mas carregam sentimentos únicos e genuínos.
“Ver o Espaço B finalizado é muito gratificante. Do início ao fim do projeto fomos desafiados e, ao cumprir cada etapa com excelência, vimos que estamos no caminho certo. Somos hoje o maior showroom de revestimentos cerâmicos do país e, mais do que criar um espaço de exposições, queremos estar próximos das pessoas, protagonizar mudanças na forma de viver e ser palco para o design brasileiro, principal objetivo desse lugar”, comenta Clarice Mello, superintendente de Marketing.
O Espaço B é destinado a palestras, talks, encontros e ao compartilhamento de ideias. Que revisita a cerâmica com um novo olhar para a liberdade criativa, para o abraço do toque e para a emoção intrínseca que há dentro de cada um de nós.
“Nossa trajetória é sempre marcada pela inovação, pelo compartilhamento de ideias e pela oportunidade de nos conectarmos com profissionais renomados e apaixonados pela arquitetura e design. O Espaço B é a junção das três marcas e foi pensado para que os clientes sejam atendidos da forma que merecem, com conforto, transparência e com proximidade – valores fundamentas paras as marcas. É a materialização do que sempre buscamos, levar uma nova experiência ao público, mergulhar nas tendências e permitir que as pessoas se aproximem ainda mais dos lançamentos e criações deste ano. “, finaliza Rogério Longoni, diretor comercial e marketing.
Fonte: Vinícius Pickler Sant’Ana / Comunicação Mohawk Brasil
Legendas:
Foto 01 (destaque) – Assinado pelo escritório de arquitetura FGMF, o Espaço B surge no coração de uma das cidades mais fascinantes do mundo
Foto 02 – Painel de brise dá boas-vindas ao Espaço B.
Foto 03 – Arquitetos se unem para apresentar suas cocriações com as marcas do grupo.