Instalação incorreta, falta de manutenção e uso inadequado do box são os principais causadores de acidentes na área de banho. Para manter a segurança dos moradores, cuidados básicos precisam ser levados em consideração. Érico Miguel, gerente da Ideia Glass, lista cinco hábitos que precisam ser inseridos no cuidado da peça para evitar riscos na hora do banho. Veja abaixo!
Manutenção preventiva
Conforme a regulamentação ABNT NBR 14207/2009, é recomendado realizar a manutenção do box de banho anualmente. “Como o box de banho é um item bastante utilizado e que pode ocasionar acidentes repentinos, eu aconselho fazer a manutenção com maior frequência, a cada seis meses, e sempre com uma empresa qualificada, pois somente um profissional especializado poderá garantir a segurança e a qualidade do produto”, sugere Érico.
Cuidados no dia a dia
O box de banho requer alguns cuidados diários para a preservação da peça, tanto o vidro quanto as ferragens. “Muitas pessoas têm mania de colocar toalhas ou vestuários pendurados no box de banho, o que é errado. Nada deve ficar suspenso nas ferragens, pois isso pode danificá-las ou gerar algum emperramento nos trilhos. O ideal é utilizar itens específicos para esta finalidade, como ganchos e portas toalhas”, explica Érico.
Limpeza adequada
Segundo a especialista, o box de banho precisa ser limpo com frequência, pois é uma peça que fica com excesso de sujeiras após ser utilizado. “Exposto a gorduras e resquícios de produtos de higiene, o box de banho é uma peça que acumula muita sujeira e necessita de uma limpeza periódica”, explica. Para uma limpeza mais pesada, que deve acontecer uma vez na semana, a especialista indica o uso de produtos específicos, como sabão neutro, balde com água quente, antiembaçante para os vidros e panos que não soltam fiapos. “Não tem muito segredo na hora de limpar o box, produtos simples, que normalmente temos em casa, são suficientes para manter a peça em bom estado”, conta. O especialista também ressalta a importância de fazer uso de uma esponja que não seja abrasiva, para evitar riscos na peça. Outra questão importante é sempre tomar cuidado com os produtos químicos de PH ácido, pois eles não reagem bem em contato com o vidro. “Água sanitária e cloro, por exemplo, podem estragar o vidro, além da possibilidade de causar reações alérgicas à pessoa que estiver realizando a limpeza”, enfatiza.
Manuseio correto e cautela ao utilizar o box de banho
De acordo com o profissional, outro fator importante para conservar o produto é a forma de manusear a peça. “Não é recomendado abrir e fechar as portas do box de banho com muita força ou deixar que elas batam em alguma superfície. O correto é sempre deslizar ou puxar a peça de forma delicada e com cuidado, evitando que os trilhos, metais e vidro sejam prejudicados com o tempo”, conta. Além disso, Érico ressalta a importância de ter certa cautela ao utilizar o box de banho, principalmente com crianças, idosos e pessoas com necessidades especiais. “É necessário não forçar o vidro, bater, pendurar objetos, como aqueles com ventosa, ou brincar com o mesmo. Também não é recomendado deixar as crianças muito próximos a ele e nem deixá-las na área de banho sem um adulto supervisionando”.
Atenção aos detalhes da peça e o seu funcionamento
Um ponto que precisa de atenção constante é o estado do vidro. “Se as bordas estiverem lascadas, as pessoas que circulam pelo banheiro podem se machucar. Por isso, ao perceber qualquer tipo de irregularidade é preciso fazer a troca”, ressalta. De acordo com Érico, o vidro temperado, após ser submetido ao processo de têmpera, não pode ser “retocado”, é preciso fazer a troca de todo o produto. Outra situação que requer atenção, é quando a água do chuveiro começar a vazar para fora do box; geralmente, quando isso acontece, é porque algo está errado com a peça. “Quando ocorre esse tipo de situação, provavelmente será necessário refazer a vedação entre o vidro e a ferragem”, explica Érico. O profissional comenta que nem sempre o vazamento será perceptível, mas algumas situações são indícios do problema, como manchas na pintura da parede, tinta com bolhas ou descascando e sinais de bolor ou piso descolando. “É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e tomem rápidas providências para que um pequeno problema não vire uma grande dor de cabeça”, finaliza.