Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.

Semana Criativa de Tiradentes apresenta projetos de todo Brasil

A 7ª edição apresenta mais de 80 atividades e amplia fronteiras com participação de Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, além do projeto Artesanía Warao com indígenas refugiados da Venezuela. Fonte: Marqueterie – Agência de Comunicação

A Semana Criativa de Tiradentes chega à sua 7ª edição com muitas novidades. O Festival que promove o encontro entre arte e cultura e homenageia o design feito à mão, vai acontecer entre 19 e 22 de outubro na cidade de Tiradentes.
 São mais de 80 atividades, entre palestras, bate-papos, exposições, oficinas, instalações, exibições, sessões de cinema, visitas guiadas e passeios durante quatro dias de evento que tradicionalmente reúne cerca de seis mil pessoas de todo Brasil.
 Essa edição amplia suas fronteiras com a participação de projetos especiais de artesanato de vários lugares do Brasil: Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais, além do projeto Artesanía Warao com indígenas refugiados da Venezuela.
 Um passo importante: a Semana Criativa de Tiradentes acaba de adquirir o Selo de Sustentabilidade BMW, atendendo a critérios conhecidos mundialmente como ASG (Ambiental, Social e Governança) ou ESG, em inglês. Através da Pachamama Trading o festival investiu em UCS – Unidade de Crédito de Sustentabilidade. Este crédito remunera o trabalho de quem protege a vida no planeta, garantindo a conservação da biodiversidade das florestas. Isso quer dizer que o impacto ambiental gerado é avaliado, calculado para que retorne em investimentos em reduções de emissões, proteção da biodiversidade e ciclagem de água decorrente de florestas protegidas, certificadas de forma efetiva e transparente com fácil verificação.
 A programação está imperdível! Participam das palestras e bate-papos nomes como os de Miguel Cañas, Néli Pereira, Lu Gastal, Gabriel Kogan, Daniela Falcão, Antonio Castro, Bel Lobo, Jorge Mendes, Pedro Nery, Ronaldo Fraga, Bruno Gagliasso, Roberta Borsoi, Rodrigo Ambrosio, Adélia Borges, entre outros.

Entre os destaques está a exposição Design Feito à Mão, a razão de existir da Semana Criativa de Tiradentes, fruto das imersões e vivências promovidas entre designers e artesãos ao longo do ano e que resultam em produtos exibidos na SCT. Este ano, tem uma novidade: uma biscoiteira e um chef de cozinha entram para o time pra falar do feito à mão e das tradições da cozinha. É para mostrar e contar sobre este processo criativo, que nasceu o festival.

O legado da arquiteta pernambucana Janete Costa (1932-2008) vai estar presente em dois momentos nesta edição: em uma exposição e em um bate-papo. A roda de conversa vai reunir os seus filhos – os arquitetos Roberta Borsoi e Mário Santos e a galerista Lúcia Santos – e o designer Rodrigo Ambrosio, responsável, junto da família, por resgatar alguns móveis e objetos que haviam sido desenhados por Janete. A conversa vai abordar a importância de Janete Costa para a construção de uma arquitetura e de interiores genuinamente brasileiros, que valorizam a nossa cultura e, principalmente, a arte de artesãos nordestinos. A mediadora será a jornalista Adélia Borges, amiga da arquiteta e que também tem muita história para contar sobre ela.

Outro destaque é a mostra Arte dos Mestres, com apoio da ArteSol, Galeria Brasileirinho, Marco 500 e Moitará. Essa exposição, que aconteceu no mês de setembro na capital paulista, ganha uma versão durante a Semana Criativa de Tiradentes. Os curadores da edição tiradentina, juntam-se nesta conversa para falar sobre a importância de eventos artísticos que reconhecem e reafirmam a importância do universo popular e de seus artistas na construção de narrativas mais diversas e plurais sobre a arte, a história e as diferentes identidades que compõem a nação brasileira.

Esta edição também marca a primeira collab da Semana Criativa de Tiradentes com a EcoSimple, fabricante de tecidos sustentáveis EcoSimple, que resultou na Coleção Tiradentes. Cocriadas com as designers Karol Suguikawa e Luly Vianna, a Coleção Tiradentes traz duas estampas em jacquard que interpretam o estilo de vida da roça e se inspiram na arquitetura colonial e na natureza de Tiradentes. São desenhos que representam a simplicidade dos interiores do Brasil. As estampas foram desenvolvidas em duas opções de cores: azul e vermelho ‘sangue de boi’, tons marcantes da paleta colonial de Tiradentes. Karol Suguikawa criou a estampa Toile de Uai, uma brincadeira com a tradicional estampa Toile de Jouy, que representa cenas bucólicas e de casais. A versão barroca/caipira de Karol traz imagens da arquitetura de Tiradentes, objetos e animais presentes no dia a dia da cidade. Já Luly Vianna criou uma estampa botânica Caminhos de Vellozo inspirada em Frei Vellozo (1742 – 1811), naturalista autodidata, que viveu na antiga Vila de São José (atual Tiradentes – MG).

Durante o festival as estampas ganham forma pelas mãos do Movimento Eu visto o bem, organização que emprega e capacita mulheres em severa condição de vulnerabilidade, como detentas, egressas do sistema prisional, imigrantes e refugiadas, confeccionando produtos têxteis com matéria-prima sustentável. Jogos americanos, guardanapos, sacolas, bolsinhas e necessaires estarão disponíveis na loja da Semana Criativa ou em dois carrinhos criados pelo designer Gustavo Bittencourt e “estacionados” no Centro Cultural Yves Alves e Mercado (Espaço Raízes). A Germer Porcelanas também leva as estampas para uma coleção de utilitários em porcelana com: caneca, xícara, pratos…
 O homenageado da 7ª Semana Criativa de Tiradentes é a Matizes Dumont, dos irmãos Dumont, uma família de artistas e bordadeiros nascida em Pirapora, MG, cidade à margem do rio São Francisco. Único homem entre os irmãos, Demóstenes é o responsável pelos desenhos. Embora também borde, são as mulheres que assumem a tarefa: as irmãs Ângela, Marilu, Martha e Sávia. Para a SCT 2023, a Família Dumont está preparando a exposição Metamorfose dos fios e das tramas – Mulheres Entre (linhas), que vai reunir bordados impactantes, que levam até fios de ouro, cujo tema central é a mulher.

O festival abraça toda a cidade e se espalha por vários casarões do centro histórico de Tiradentes:

– O Centro Cultural Yves Alves recebe palestras, bate-papos e as exposições Design Feito à e Mão Família Dumont está preparando a exposição Metamorfose dos fios e das tramas – Mulheres Entre (linhas), da família Dumont;

– O Sobrado Ramalho, sede do Iphan, recebe a exposição Desdobramentos, tradicional exposição que reúne trabalhos desenvolvidos por designers e artesãos de edições anteriores. Este trabalho de continuidade é um dos grandes diferenciais do projeto da SCT;

– A Casa Criativa da SCT tem novo endereço, um casarão em frente à Câmara Municipal, na rua da Igreja Matriz de Santo Antônio. Será o local dos lançamentos de livros comandado pela Editora Olhares, o espaço da Pia Laus e importantes bate-papos.

– A Villa Chafariz vai receber a instalação Praça dos Círculos, dos arquitetos Jader Almeida e Hugo Sasdelli. Também será palco do tradicional Agulhaço que será comandado pela artesã gaúcha Lu Gastal e reúne amantes do bordado, profissionais e iniciantes. A Villa também será palco do espaço festivo da Semana Criativa de Tiradentes e vai funcionar diariamente, das 18h à meia-noite, com bebidinhas e DJs;

– O Sobrado Aimorés vai apresentar a exposição ‘Janete Costa, uma designer brasileira’;

– O Espaço Raízes, ao lado da estação da Maria Fumaça, vai sediar o Mercado, feira que reúne mais de 22 expositores criativos e as oficinas do festival;

– O Museu Casa Padre Toledo apresenta a exposição Arte dos Mestres, organizada pela ArteSol e a Marco 500;

– O Espaço Cultural Quatro Cantos vai exibir a coleção “… e o que dizem as águas?” fruto da criação coletiva de artesãos e produtores com curadoria de Ronaldo Fraga, além da área de credenciamento;

– O casarão da Câmara Municipal, na subida da Igreja Matriz, receberá em sua varanda uma instalação feita por mulheres. O trio da Plataforma 4, formado pelas designers Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho apresenta a instalação “O laço e o abraço “, inspirada no texto homônimo de Mário Quintana.

Confira o time de Designers e Artesãos da SCT 2023

Designers:

Marcelo Alvarenga (arquiteto e designer – Play Arquitetura e Alva Design)

Rafael Pires (chef – Restaurante Mia)

Stephanie Ribeiro (arquiteta e designer)

Susana Bastos (artista – Alva Design)

Henrique Oliveira, participação especial como designer gráfico

Alexandre Heberte (artista tecelão)

Artesãos:

Antonio Maia (artesão em pedra)

Gilberto Resende Romero, o Beto (marceneiro)

Claudinei Matias do Nascimento, o Prego (artesão em cabaça)

Lucimar Cristina da Silva (artesã em cabaça)

Rosana Nascimento (artesã do biscoito)

Silvânia Mendonça Machado (tecelã)

Designers e artesãos veteranos participantes da Desdobramentos

Designers:

Alexandre Rousset (arquiteto e designer)

Ana Vaz (designer têxtil)

Fernando Jaeger (designer – Fernando Jaeger Design)

Gustavo Bittencourt (designer)

Maraí Valente (arquiteta e designer – Pelle)

Yáskara Jaeger (designer – Fernando Jaeger Design)

Theo Jaeger, participação especial como desenhista

Artesãos:

Deise Reis (artesão do estanho – Imperial Estanhos)

Edna, Tatiane e Wellignton Carvalho de Santana (artesão da palha de milho)

Eliana Maia (tecelã)

Isabela Ladeira e Nôca (artesãos do couro)

Lilia Fonseca (artesã do papel crepom)

Maria Conceição de Paula (bordadeira)

Marlon Carvalho (artista) com a esposa Kelly e os filhos Lucas e Esther Franco de Carvalho

Rondinelly Santos (entalhador)

Vânia e Vasique Leôncio (costureira e artesão do couro)

Wagner Trindade (artesão em madeira e latão)
 

Informações importantes:

– Programação completa: Link 

– Para participar de todas as atividades do festival será necessária uma pré-inscrição. O link para inscrição é: Link 

O credenciamento NÃO garante inscrição em nenhuma atividade. Para participar de palestras, bate-papos e oficinas, é necessário se inscrever nas mesmas. As inscrições serão abertas no dia 5 de outubro. Usando o mesmo link do credenciamento, será possível acessar as atividades e reservar o que quiser assistir. As oficinas são as únicas atividades pagas.
 

Sobre a Semana Criativa de Tiradentes

Semana Criativa de Tiradentes é um projeto cultural e social, que acontece em Tiradentes, MG, com o objetivo de divulgar e valorizar saberes de tradição, evitando que se percam e levem consigo a nossa história. O projeto é realizado por Simone Quintas e Junior Guimarães. Ao longo do ano, a SCT promove imersões entre designers e artesãos para que troquem conhecimentos, levando frescor ao artesanato e brasilidade aos projetos de design. O resultado destes encontros são produtos criativos e cheios de histórias, exibidos no festival Semana Criativa de Tiradentes, uma verdadeira maratona de conteúdo e de experiências em torno do artesanato, que acontece sempre no mês de outubro. A próxima edição será de 19 a 22 de outubro de 2023.

semanacriativadetiradentes / lojadasemanacriativa

Parceiros:

Tinta oficial: Sherwin-Williams

Patrocinadores: Decortiles, Eliane Revestimentos e Líder Interiores

CoPatrocinadores: Bel Lar, Docol e Electrolux

Apoio: EcoSimple, Fundação Renova, Germer Porcelanas, Movimento Eu Visto o Bem e Pia Laus

Apoio Institucional: Aimorés, Câmara Municipal de Tiradentes, Centro Cultural Yves Alves, Iphan, Museu Casa Padre Toledo, Quatro Cantos Espaço Cultural, Sebrae MG, Prefeitura de Tiradentes

Sustentabilidade: Pachamama Investimentos

Parceiros: Círculo, Editora Olhares, Instituto Europeo di Design, MarmoRei e Móveis das Gerais

Parceiros de mídia: Casa e Jardim, Casoca, Do.Edu, Life by Lufe e & Design Magazine

Design gráfico: De dentro design

compartilhe essa matéria via:

©2023. Todos os direitos reservados a Arte Ambiente