Edit Content
Click on the Edit Content button to edit/add the content.
Edit Content

início

revista

anuário

encontro

premiação

matérias

Decoração: Adega Customizada

Transforme sua paixão por vinhos em uma experiência única, adaptada ao seu espaço e estilo de vida

Há muito tempo as adegas ficavam restritas àquele cantinho largado da casa, em um móvel adaptado ou em um porão escuro de difícil acesso. Com o avanço da tecnologia e da arquitetura de interiores, hoje é cada vez mais comum que elas sejam pensadas a partir da contratação do projeto, podendo até se tornar um dos ambientes mais destacados da casa.

Seja no frio ou no calor, ter uma adega em casa virou sonho de consumo de muitas pessoas. Tudo começa pela escolha do local, passando pela seleção dos materiais a serem utilizados e seguido pelos cuidados com a armazenagem correta das garrafas.

As adegas podem ser adaptadas para diferentes espaços, residenciais ou comerciais, seja através de armários refrigerados ou ambientes maiores dedicados exclusivamente ao armazenamento dos vinhos. Esse espaço necessita, antes de tudo, de um projeto detalhado para o armazenamento de forma correta das garrafas, melhor aproveitamento do espaço, sempre aliando funcionalidade e parte estética.

Segundo os sócios da CellarVie, Lélio Fortes, Emanuel Lima e Augusto Maynard, ao personalizar uma adega, diversos fatores devem ser levados em consideração para garantir que o espaço atenda às suas necessidades e mantenha a qualidade dos vinhos. ‘Avalie a capacidade de armazenamento do vinho, escolhendo um design que maximize o espaço, levando em conta o crescimento potencial da sua coleção. Saiba que vinhos tintos, brancos e espumantes possuem requisitos de temperatura e umidade diferentes, assim personalize a adega para criar zonas com controle de temperatura específico, se necessário. Projete um ambiente estável e protegido contra variações externas que possam prejudicar os vinhos, além de um isolamento térmico com uso de materiais de qualidade. Para a iluminação escolha luzes de LED que não geram calor e que não emitam radiação UV, que podem danificar os vinhos. O orçamento é outro item muito importante, leve em conta todos os aspectos da personalização, desde a construção até a instalação de equipamentos. Busque um equilíbrio entre qualidade e custo’.

Ainda segundo eles no que diz respeito à climatização, controlar o ambiente refrigerado em uma adega customizada é crucial para garantir a qualidade e a preservação dos vinhos, uma vez que diferentes tipos de vinho são sensíveis a variações de temperatura.

Eles citaram algumas estratégias para otimizar o sistema de refrigeração e manter as condições ideais.

‘Escolha um sistema de refrigeração adequado projetado especificamente para adegas com termômetros e higrômetros de alta precisão que permitam monitorar constantemente a temperatura e a umidade. Uma circulação de ar adequada é fundamental para evitar a formação de frio excessivo em algumas áreas e garantir que a temperatura seja uniforme em toda a adega. Armazene as garrafas na posição correta para evitar que a rolha se resseque, o que pode alterar a qualidade do vinho, respeitando também o espaço entre elas. Por fim realize manutenções periódicas no sistema de refrigeração para garantir que ele esteja funcionando de maneira eficiente e para evitar falhas que poderiam afetar o ambiente controlado’.

Sendo uma das bebidas mais populares do mundo, o vinho está presente em diversos países e culturas, conquistando muitos admiradores. Quem é um bom apreciador da bebida, sabe que há uma demanda por cuidados no armazenamento das garrafas. Tudo isso para que, ao degustar, aprecie-se as melhores características de cada rótulo. Os amantes de vinho sabem diferenciar bons rótulos, assim como reconhecem a importância de uma adega personalizada como o local adequado para a guarda das melhores garrafas de vinho. As condições mínimas de cuidado com as garrafas exigem distância da luz direta, além de temperatura amena.

Resguardado esse cuidado, sala, cozinha, cômodos específicos e até quartos podem abrigar uma adega. Mas o toque do arquiteto ou designer de interiores é indispensável para deixar a atmosfera charmosa e aconchegante.

Legendas:

Foto 1 (principal) – Quando se trata de criar uma adega customizada, existe uma variedade de materiais e estilos disponíveis. Independentemente do estilo escolhido, uma adega sob medida permite que os clientes expressem sua individualidade, em um ambiente exclusivo que atenda às suas necessidades. Neste projeto assinado pelo arquiteto Lélio Fortes e executado pela CellarVie, a madeira está presente no armário, piso e forro ripado. O metalon foi encaixado nos nichos laterais e à frente da parede de pedras, que trouxe o aconchego de uma cave. E por fim o vidro, deixando transparecer a beleza do interior da adega

Foto 02 – Por trás da madeira da adega desta casa de 700 m² em Itu, interior de São Paulo, a arquiteta Cristiane Schiavoni, utilizou um material específico para controlar umidade e temperatura. Os suportes foram projetados para suportar o peso do vinho e influenciar na inclinação adequada e nos tipos de vinho a serem armazenados. A porta foi elaborada por um vidro especial, com vedação hermética, assegurando a qualidade do ambiente. Foto Carlos Piratininga

Foto 03 – Ambientes que fazem a diferença, provocando sensações de acolhimento e identificação com os detalhes projetados. Esta adega foi projetada para oferecer uma experiência sensorial completa para os clientes e seus convidados, unindo design sofisticado e soluções personalizadas para a conservação dos rótulos. A iluminação indireta foi projetada com o maior cuidado, realçando a textura da pedra natural, enquanto a marcenaria sob medida traz calor e funcionalidade ao ambiente. Um refúgio exclusivo para apreciadores de grandes vinhos. Projeto por Caroline Gomes, designer de interiores. Crédito foto Alexandre Jesus

Foto 04 – Essa adega assinada pela arquiteta Patrícia Penna é revestida em madeira ebanizada para acompanhar a cor da lâmina sinterizada das bancadas da área gourmet, onde está localizada sua porta de entrada. A adega é climatizada e possui capacidade para 400 garrafas, dispostas sobre pinos metálicos. Tanto o piso quanto as paredes da adega foram revestidos em carvalho. Crédito foto: Leandro Moraes

compartilhe essa matéria via:

©2023. Todos os direitos reservados a Arte Ambiente