O projeto paisagístico da Chácara São Brás é uma harmonia entre o homem e a natureza, conectados pela devoção do cliente pelo santo padroeiro, o qual se insere como ponto de partida para a entrada da residência. Combinado por elementos naturais setorizados entre área tropical, frutífera, cactaceae, e design cuidadoso. Foram criados espaços que refletissem tranquilidade e serenidade, convidando os visitantes a se conectarem com a beleza do ambiente natural que permeia o local. A ênfase nas texturas ornamentais, tons vivos e toques quentes, juntamente com o uso de luminárias e elementos naturais como pedras e madeira, acrescenta uma camada de sofisticação e conforto ao espaço. A combinação de formas retas e curvas refletem os valores de equilíbrio e harmonia que a proposta busca transmitir. A alternância entre estilos contemporâneo clássico e tropical/rústico adiciona uma dose extra de personalidade e dinamismo ao ambiente. Essa mistura de referências resulta em uma paisagem surpreendente, onde cada elemento contribui para uma experiência visual e sensorial única.
Sobre o escritório Caju Arquitetos:
Caju é o nome dado à fruta gerada pelo cajueiro, árvore que é relatada desde a colonização da costa brasileira. O caju, por muitos, hoje, é considerado uma fruta mágica e possui três predicados importantes: o de consciência histórica, isto é, a fruta é conhecida desde os primórdios da colonização até hoje; o do espaço, pois o caju abrange praticamente a maior parte do território brasileiro; e, por último, o da diversidade de usos e de produtos que derivam dessa fruta. O caju e o cajueiro representam a diversidade de opções, a regionalidade, a história, a tropicalidade, a horizontalidade e o encontro.
Caju Arquitetos é um escritório de arquitetura, originado a partir da vivência de Maria e Luiz. O nome “caju” surgiu com a necessidade de conectar interesses e personalidades dos sócios, que cursaram a universidade juntos e se identificaram no processo projetual.
Caju vem do sobrenome de um dos sócios, além de fazer alusão ao território dos trabalhos do escritório, faz também ao paisagismo, área de destaque do escritório. Além deste, o escritório também aborda outros serviços como projetos de arquitetura, interiores, urbanismo e acompanhamento de obras.
Baseados nas raízes culturais, ponto forte do estado em que residem, o escritório vem para reforçar a identidade, interpessoalidade e humanidade da arquitetura atrelada às raízes culturais.
Maria Cajueiro, arquiteta e urbanista / CAU nº A284218-1
Luiz Souza, arquiteto e urbanista / CAU nº A268796-8
Créditos fotos: Victor Tapioca