São Paulo será palco de um evento histórico no setor de pedras naturais: a estreia da Marmomac Brazil, que será realizada entre os dias 18 e 20 de fevereiro de 2025, no Pavilhão de Exposições do Distrito Anhembi, em São Paulo.
Reconhecida como a maior feira global do segmento e realizada há mais de cinco décadas em Verona, na Itália, a Marmomac expande seus horizontes e aterrissa pela primeira vez em um destino fora da Europa, tendo o Brasil como país selecionado para receber a nova edição.
A escolha não foi por acaso: o Brasil é um gigante mundial em rochas e tem a maior geodiversidade do planeta, com materiais reconhecidos por sua beleza e qualidade mundo afora.
O evento reforça a posição do Brasil como potência global no setor: “Somos o quarto maior produtor e quinto maior exportador de rochas naturais do mundo, com clientes em mais de 120 países. É hora de mostrar que o Brasil vai além, não apenas em produção, mas também em inovação e design”, afirma o presidente da Associação Brasileira de Rochas Naturais (Centrorochas) Tales Machado.
Responsável pela organização de feiras como a Cachoeiro Stone Fair, realizada desde 1989, e pela Vitória Stone Fair, que teve sua primeira edição em 2003, a Milanez & Milaneze, empresa do Grupo Veronafiere, responsável também pela Marmomac Brazil, é reconhecida pela credibilidade, qualidade na entrega e pelo comprometimento com o desenvolvimento do segmento no Espírito Santo, estado que é o principal hub de beneficiamento do setor de pedras naturais do país. “Lançar a Marmomac Brazil em São Paulo reforça nossa missão de apresentar ao mundo todo o potencial de nosso setor e atrair novos olhares, tanto no mercado interno quanto externo”, afirma Flávia Milaneze, CEO da empresa.
“A expansão para São Paulo, com o novo nome, marca um passo setorial estratégico para consolidar o Brasil como referência global no arranjo produtivo de rochas naturais. Esse reposicionamento reflete o grande momento e toda potencialidade brasileira em atender públicos cada vez mais diversificados”, completa Tales Machado.
Um novo capítulo no Brasil
A temática “Stones Takes the Stage” (“Pedras Sobem ao Palco”, em tradução livre) revela o objetivo da Marmomac Brazil: colocar as pedras naturais brasileiras sob os holofotes globais. A presença em São Paulo, centro econômico e logístico do País, reflete um movimento setorial para atrair novos públicos e transformar a percepção das rochas naturais como produtos, além de luxo, versáteis, acessíveis e sustentáveis.
A Marmomac Brazil ocupará 14 mil metros quadrados, reunindo cerca de 200 marcas expositoras e com expectativa de atrair 15 mil visitantes de mais de 60 países. O evento terá uma programação diversificada, que vai além da exposição de produtos, incluindo palestras, rodadas de negócios, concursos e experiências que prometem engajar desde marmoristas e importadores, visitantes tradicionais de eventos desse tipo, quanto arquitetos, designers e profissionais da construção civil.
“A ideia central é fomentar novos negócios e educar os profissionais sobre as vantagens do uso de pedras naturais, com o apoio de curadores selecionados entre grandes nomes da arquitetura e áreas correlatas”, explica a CEO.
Haverá ainda uma exposição de design, mostrando as criações de importantes profissionais do mercado, e o lançamento de um concurso exclusivo para arquitetos. “Queremos evidenciar as múltiplas possibilidades do uso de pedras naturais e mostrar que elas podem ser a estrela principal em projetos de todas as escalas”, explica Flávia.
Outro ponto alto será o projeto de rodadas de negócios, organizado em parceria com o projeto It’s Natural – Brazil Natural Stone, programa de incentivo às exportações desenvolvido pelo Centrorochas em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Um grupo de jornalistas estrangeiros de veículos segmentados, arquitetos e compradores internacionais virá ao Brasil a convite do projeto para participar da Marmomac Brazil, em São Paulo, onde acontecerão as rodadas de negócios. Além disso, aproveitarão a oportunidade para visitar o Espírito Santo e conhecer o arranjo produtivo local, com visitas a empresas para acompanhar, na prática, o processo de extração de materiais (visita a pedreiras), indústrias para entender o processo de beneficiamento, a tecnologia empregada e os avanços em sustentabilidade, além de showrooms para vivenciar a aplicação dos materiais naturais,” detalha Tales.
Mais informações para a imprensa: Comunica Hub
Marcia Leite (11) 9-4334 3017 – marcia@comunicahub.com.br
Luciana Gonçalves Frei (11) 9-5134 9665 – luciana.frei@comunicahub.com.br