De 18 de junho a 14 de julho, será realizada no Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG) a 9ª edição da Modernos Eternos BH, que propõe um mix&match do vintage e do contemporâneo para apresentar as últimas tendências da arte, arquitetura e design. Apresentado pelo Governo de Minas, Gerdau e Cemig, o evento recebe 45 renomados profissionais para assinar 42 ambientes, além de uma extensa programação de mini-talks com temas de cultura, história, moda, arte e mais, apresentações musicais e espaços gastronômicos inéditos.
“O Instituto de Educação marcou a história e a cultura de Belo Horizonte de um jeito muito afetivo – eu mesma estudei lá. Já há algum tempo, o prédio estava precisando passar por restauração, e estamos muito felizes de estar presentes neste momento em que ele finalmente começa a voltar à sua melhor forma. A Modernos Eternos vai homenagear o IEMG e apresentá-lo para a cidade com a importância que merece”, celebra a realizadora da mostra, Josette Davis. Datado da época da fundação de BH, o IEMG tem uma das arquiteturas mais monumentais da cidade, no estilo eclético que estava em voga no século XIX e com traços ornamentais inspirados na tradição neoclássica europeia.
Logo na fachada será possível observar referências culturais, com um projeto do arquiteto Henrique Hoffman em parceria com a Hunter Douglas, inspirados pela atemporalidade da música “Coração de Estudante” de Milton Nascimento e Wagner Tiso. O projeto dialoga com a arquitetura original da construção rosa e é dividido em três atos, centrados na estrofe “E há que se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e fruto”, que batizou a intervenção. Ainda do lado de fora, no jardim, haverá um Bar inédito comandado pelo chef Leonardo Paixão, parceiro de longa data do evento, que também está à frente da operação do ambiente Café, no pátio interno da mostra. A programação de gastronomia se completa com o restaurante, onde o Chef Jorge Ferreira assina o cardápio pela primeira vez na Modernos Eternos.
Os ingressos para a mostra custam R$90 (inteira). O projeto Modernos Eternos 9ª Edição é patrocinado pela Gerdau e Cemig por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com apoio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Realização da Sette Promoções e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado Eficiente.
AÇÃO MODERNOS ETERNOS STREET 2024
Como já é tradição, além do prédio do IEMG, a Modernos Eternos também leva arte a diversos outros pontos da cidade com sua Ação Modernos Eternos Street. O projeto instala obras de arte em espaços públicos, democratizando o acesso e provocando o cotidiano de quem transita por elas. Para este ano, a Ação Street vai homenagear o legado da escola, desafiando artistas contemporâneos a criarem pinturas inspiradas em obras literárias escritas por intelectuais que passaram pela instituição.
Com curadoria de Marcos Esteves, foram escolhidos 16 livros de autores expoentes da cultura brasileira e mineira ligados ao Instituto, entre ex-alunos, professores, diretores, pedagogos e psicólogos, traduzidas em forma de pintura em uma performance, ao vivo, durante a abertura da Modernos Eternos, na noite de 16 de junho. As pinturas serão executadas em totens com desenho exclusivo do designer Sérgio Stark em aço Gerdau com produção da Accero. No verso dos totens, grafiteiros mineiros escreverão parte dos textos selecionados. Após o evento de inauguração, as obras finalizadas ficarão expostas em quatro pontos chaves da cidade: Mercado Novo, MM Gerdau, Biblioteca Pública Zanne Neiva e Meeting Shops.
Exposição “BH eclética: a arquitetura de Edgard Nascentes Coelho na Casa Fiat de Cultura” integra a Modernos Eternos
A exposição BH eclética: a arquitetura de Edgard Nascentes Coelho na Casa Fiat de Cultura integra o evento de cultura e arquitetura Modernos Eternos, que esse ano ocupa o Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), importante edificação da construção de Belo Horizonte, patrimônio histórico e cultural da cidade. O prédio foi projetado pelo arquiteto Edgard Nascentes Coelho (1853-1917), que chegou em Belo Horizonte em 1894 para ser o principal desenhista da seção de Arquitetura da Comissão Construtora da Nova Capital. Edgard também é autor de importantes prédios públicos ainda vistos na paisagem da capital mineira, como a antiga Estação da Central (1896), a Igreja de São José (1901), o prédio do Arquivo Público Mineiro (1897) e o coreto da Praça da Liberdade (1913). A exposição proporciona, por meio de fotografias, desenhos arquitetônicos e cartões postais originais, uma visão da primeira paisagem da cidade e do estilo eclético dos projetos do arquiteto. O acervo do mobiliário da época do Instituto de Educação (IEMG) ativa o imaginário e a memória da Belo Horizonte eclética, ampliando a percepção desse período para além da arquitetura. Jeanne Milde, artista modernista e educadora na Escola Normal da instituição, também faz parte dessa história: a mostra conta com três peças da escultura do acervo do Museu Mineiro, incluindo a emblemática “As Adolescentes” (1937).
A exposição fica em cartaz entre 18 de junho e 18 de agosto, com entrada gratuita. No dia 25 de junho, às 19h30, o espaço criado especialmente para a Casa Fiat de Cultura será apresentado pelo arquiteto especializado em design de interiores, Will Lobato. Nesta visita guiada, ele irá apresentar os conceitos, pesquisas e escolhas feitas para criar esse ambiente que remonta a capital mineira em seus primeiros anos de vida. Uma oportunidade de conhecer os detalhes e as descobertas deste projeto que, ao trazer objetos de época, cria uma extensão do Instituto de Educação (IEMG) e evoca a memória afetiva de todos que já vivenciaram este local.
SERVIÇO:
MODERNOS ETERNOS 2024
De 18 de junho a 14 de julho
Funcionamento: terça a sexta: 14 às 22h | sábado: 12h às 22h | domingo: 12h às 19h
Endereço: Instituto de Educação de Minas Gerais – Av. Carandaí, 957 – Funcionários (Acesso pela entrada lateral)
Instagram: @modernoseternosbh
Site: https://modernoseternosbh.com/edicao-2024/
Ingressos: R$90 (inteira)
https://modernoseternosbh.byinti.com
Fotos dos ambientes com descrição:
https://gustavoxavier.com.br/modernos-eternos-bh-2024
Fonte: Romano Comunicação
Legenda: Fachada Instituto de Educação de Minas Gerais pelo arquiteto Henrique Hoffman para Modernos Eternos credito foto: Pedro Costa – BS Fotografias