O artista plástico e designer Leonardo Bueno é natural de Maria Fé, município situado no Sul de Minas Gerais, onde ele reside atualmente. “Escolhi este lugar, pois além de fazer parte das minhas raízes, aqui o tempo corre na velocidade que preciso”. Ele iniciou a carreira em 2002 e vem se destacando no mercado nacional e internacional. O seu trabalho traz como conceito “A leveza do bruto”, que é o desafio de transformar a matéria-prima pesada em algo leve, dessa forma, madeira e aço se tornam esculturas, móveis e objetos repletos de história e significado. As suas obras estão presentes nas principais lojas e galerias do Brasil e do mundo e também podem ser vistas em cenários de filmes, séries e novelas. Designer reconhecido, Leonardo participou de exposições em Paris, na França; em Praga, na República Tcheca; em Frankfurt, na Alemanha; em Londres, na Inglaterra; entre outros países. A sua fonte de inspiração são as experiências cotidianas. Para o futuro, ele tem como meta abrir novas galerias no exterior. Confira a entrevista e saiba mais detalhes da obra e carreira deste renomado profissional.
ArteAmbiente – Qual o conceito aplicado em suas obras?
Leonardo Bueno – Tenho como filosofia de vida “A leveza do bruto”, conceito criado por mim e aplicado nas minhas obras, que traduz o desafio de transformar a matéria-prima pesada em algo leve. Madeira e aço se tornam esculturas, móveis e objetos que além de estrutura física, carregam significado. Todas as peças trazem uma história de criação e tendo por base esta premissa, incorporam uma identidade. Dar calor e vida ao material gélido e inanimado é o objetivo, que só é totalmente alcançado quando a energia envolvida em todo o processo atinge e toca as pessoas.
ArteAmbiente – Quais sãos os materiais que você utiliza na produção das peças?
Leonardo Bueno – Madeira e aço
ArteAmbiente – Qual é o modo de produção do seu trabalho?
Leonardo Bueno – “Fatto a mano” é assim como pode ser definido o meu trabalho. Tarefa detalhada que tem como principal ferramenta a mão humana. O artista está envolvido em todo o processo criativo, da inspiração à execução, o que garante a real materialização da ideia. “A Arte de viver da arte”.
ArteAmbiente – O que o diferencia enquanto designer?
Leonardo Bueno – Trabalho com peças assinadas que carregam significado, história. Trouxe para o design o lado da “arte”, fugindo do lado frio, industrial.
ArteAmbiente – Você é adepto ou acha importante a reciclagem de materiais?
Leonardo Bueno – Acho importante e um assunto que precisa de atenção, porém, é preciso ter cuidado, pois, isso não pode se tornar o diferencial do trabalho.
ArteAmbiente – De que modo você se inspira para a criação de novas peças?
Leonardo Bueno – Trago o dia a dia para as criações, experiências cotidianas. A ideia é não respirar diretamente o mundo do design para não ser influenciado por tendências.
ArteAmbiente – Cite as suas peças de maior notoriedade? Diga qual (quais) obra (as) que mais gostou de fazer e a que trouxe resultado mais positivo para a sua carreira, pelo reconhecimento?
Leonardo Bueno – Por aqui costumamos dizer que as peças “ganham vida” e história e neste processo de personificação, posso dizer que são como ilhas. Não seria, portanto, possível escolher alguma. O que posso afirmar é que cada uma tem sua contribuição em determinado momento.
ArteAmbiente – O seu trabalho é reconhecido não só no Brasil como em outros países? Quais? Fale um pouco sobre isso.
Leonardo Bueno – O meu trabalho está presente nas principais lojas e galerias do Brasil e do mundo. Ele representa o design brasileiro em eventos de diversos países, marcando presença também em cenários de filmes, séries e novelas. Em meu currículo as principais exposições são: Maison Objet – Paris/França; Palais Schlick (Europasaal); Viena Áustria Nonorary; Consulate of Brazil in Bratislava / Eslováquia; Galeria Ambiente – Praga / República Tcheca; M.A.K. Museum – Frankfurt / Alemanha; Pulse – Londres / Inglaterra; Macef – Milão / Itália; ICFF – NY; Design In Fuorisaloni na Design Week –Milão / Itália; Paralela Móvel – São Paulo / Brasil; High Design Expo – São Paulo / Brasil; e Abup Décor – São Paulo / Brasil.
ArteAmbiente – Costuma participar de Salões e Feiras de Móveis? De quais participou este ano?
Leonardo Bueno – Atualmente participo da Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração (Abimad). Considero tamanha a importância de participar destes eventos, pois, são justamente vitrines de divulgação do trabalho, onde se reúne o melhor do design brasileiro.
ArteAmbiente – No último mês de junho, você participou como jurado da Primeira Edição do Prêmio Salão de Gramado de Design. Como foi essa experiência? E o que achou da iniciativa da criação desse Prêmio?
Leonardo Bueno – Foi muito bom, pois, além de ter o lado que valoriza o design brasileiro, incentiva novos designers. Encoraja aquele que tem a vontade e dom, mas não teve ainda a coragem “startar”. Participar faz com que ele entenda que pode fazer parte deste universo.
ArteAmbiente – Quais são os profissionais da sua área que mais admira e porquê?
Leonardo Bueno – Phillippe Starck, Zara Hadid e Sérgio Rodrigues. Admiro-os por serem únicos. Cada um tem seu estilo próprio.
ArteAmbiente – Qual a dica que você dá para os novos designers, tanto para os que se formaram há pouco tempo como para aqueles que ainda estão estudando?
Leonardo Bueno – Ousar muito e sempre! Não tenha medo de errar e ser criticado, pois, esse bloqueio o impedirá de conquistar o mundo. Tente não ser influenciado por tendências, encontre o seu estilo, crie sua marca. “O mundo se tornará pequeno quando seus sonhos e atitudes se tornarem do tamanho do mundo”.
ArteAmbiente – Como você avalia o design brasileiro?
Leonardo Bueno – É incrível fazer parte, pois, o design brasileiro se destacou mundo afora. Criou uma identidade única e estilo próprio baseados em inúmeras referências. Tornou-se respeitado.
ArteAmbiente – Há segredo para o sucesso?
Leonardo Bueno – Sim. Nesta área, trabalho duro e muita criação, além da busca constante pela melhor execução possível. Entender que além de artista é preciso ser um empresário/ empreendedor comprometido.
ArteAmbiente – Quais são as suas metas para o futuro?
Leonardo Bueno – As minhas próximas metas implicam em colher melhor aquilo que planto todos os dias, baseado em muito trabalho e dedicação. Abrir novas galerias, em outros países, já faz parte de planos que inclusive, já tenho colocado em execução.